Conforme a sociedade avança vai surgindo uma questão muito complicada para nosso modelo de desenvolvimento: Como sair de uma economia linear para uma circular?
A economia linear é essa que todos nós conhecemos. Extrai a matéria prima, transforma isso em um produto, vende e após o uso gera-se um resíduo. O problema é que esse modelo tem uma série de questões. Os resíduos não são gerados apenas ao término do uso do produto final, todo o processo de produção, desde a extração, gera algum tipo de resíduo que deve ter o destino correto. Além disso, esse processo extrai recursos naturais finitos e deixa um rastro de poluição muito grande, fazendo com que esse modelo esteja se tornando danoso e insustentável.
Uma solução desenhada para esse problema foi a economia circular. Basicamente a economia circular traz uma menor dependência dos recursos naturais virgens, maior respeito pelo meio ambiente e uma consciência mais séria em relação aos resíduos produzidos no processo, fazendo com que eles possam ser reaproveitados, reciclados ou pelo menos descartados de forma que não prejudique o meio ambiente.
Esse modelo econômico também encoraja o compartilhamento, aluguel e a reutilização, fazendo com que seja cada vez menos necessário a demanda por produção de coisas novas.
O objetivo da economia circular é reduzir o desperdício ao mínimo, visando sempre manter os materiais dentro da economia mesmo após seu ciclo de vida.
Para que essa transição de um modelo para o outro seja eficaz é preciso que tanto o poder público quanto o privado se comprometam com o objetivo. O poder público entra criando leis, mecanismos de fiscalização e incentivos fiscais, além de ser responsável pela conscientização da população em relação ao que fazer com seus resíduos. Enquanto o setor privado entra botando em prática as ações necessárias para que as pessoas devolvam seus resíduos da maneira correta, além de serem responsáveis por fazer a gestão ambiental de suas empresas, se preocupando com tudo que é gerado durante e após o processo de fabricação, distribuição e venda.
A Color Trash oferece soluções de gestão ambiental para empresas que desejam se enquadrar na PNRS, fazendo todo o caminho dos resíduos com transparência e eficácia. É sempre necessário se atentar para que todo o processo seja feito de forma que não exista desperdício desses recursos recicláveis e de que nada vá parar no meio ambiente.
Por isso nós contamos com estrutura e processos bem definidos garantindo que tudo que é recolhido tenha seu destino final no local certo ajudando a economia circular a funcionar.