A sigla ESG tem ganhado muita força nos últimos tempos. Vemos cada vez mais e mais empresas usando o termo para mostrar que estão alinhadas com as necessidades do mundo atual e atendendo as demandas dos clientes de forma correta. Mas o que exatamente significa sigla?
ESG vem do inglês Environmental (ambiental), Social e Governance (governança). Ela surge para ser usada como uma espécie de régua de princípios, que vai medir o quanto a empresa está alinhada com boas práticas e demandas atuais para uma produção ambientalmente sustentável, socialmente consciente e com uma boa gestão.
Para além da sigla: Apesar do termo ter ganhando muita força nos últimos tempos, essa sigla existe desde 2004 como uma forma de ver se uma empresa é realmente capaz de gerar impactos positivos e apta para receber investimentos. Se antes o retorno financeiro era a métrica número um para uma empresa conquistar investidores, agora ela precisa mostrar estar alinhada com práticas que não irão se voltar contra ela mesma no futuro.
Em outras palavras: Não adianta uma empresa ter lucros exorbitantes, mas poluírem o meio ambiente, não ter gestão de resíduos, não possuir uma gestão interna adequada e etc.. Todos esses fatores, quando ignorados ou mal aplicados, viram uma bomba relógio que vai explodir a qualquer momento, prejudicando a empresa, funcionários e investidores.
Para ficar mais claro, vamos entender quais são os princípios da ESG:
Ambiental: Esse princípio, que nós já conhecemos bem, diz respeito a todas as práticas da empresa que podem ser danosas ao meio ambiente, e como ela está fazendo para eliminar os prejuízos que ela pode causar nesse âmbito. é pensado coisas como: Gestão de resíduos produzidos, política de desmatamento, uso de fontes renováveis, entre outras.
Social: Essa parte já traz o relacionamento da empresa com as diversas pessoas necessárias para fazer ela girar, isso engloba desde colaboradores até investidores, fornecedores e etc.. É preciso entender como a empresa trata os colaboradores, quem são seus fornecedores, como ela os avalia e se relaciona com eles.
Governança: Aqui abrange a parte administrativa da empresa e avalia se os gestores dessa empresa conseguem gerir de maneira correta, transparente e mantendo uma boa relação e satisfação com todas as partes que compõem a empresa.
A Color Trash busca não só estar alinhada com todos os aspectos e métricas da ESG, como também ajuda empresas a alcançarem seus objetivos através de nossas soluções para gestão ambiental. Sabemos da importância de se manter de acordo com as demandas dos clientes, que estão cada vez mais conscientes e exigentes em relação às práticas corretas. Pensando nisso, contamos com serviços transparentes que facilitam o processo de gestão ambiental e garantem um destino correto para todos os resíduos gerados por nossos clientes.
Vamos falar sobre ESG