Você já parou para pensar na importância do trabalho das cooperativas de reciclagem?
A gestão de resíduos sólidos é algo complexo e necessita de atenção e força de vontade. Imagina ter que lidar com milhares de toneladas diárias de lixo que produzimos no Brasil, não é uma tarefa fácil e está longe de ser simples. Os processos de coleta e triagem são a linha de frente da gestão de resíduos sólidos. E é justamente nessa linha de frente que as cooperativas se encontram.
As cooperativas são responsáveis pelo contato direto com os catadores, que fazem o serviço mais difícil de coletar os resíduos que descartamos, após isso é feito um trabalho sério de triagem, prensagem e pesagem, até que o fardo corretamente tipificado de acordo com seu material possa ser vendido.
Se falarmos do impacto ambiental por si só, as cooperativas já representam um papel chave, ao viabilizar o início de um processo que no final vai garantir a reciclagem de toneladas e mais toneladas de resíduos, mas precisamos entender também que elas desempenham um papel social e econômico muito importante para nossa sociedade.
São as cooperativas que muitas vezes permitem que os agentes desse processo inicial tenham renda e são elas também quem contratam pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Dessa forma podemos ver que as cooperativas ajudam na economia e na geração de emprego, fazendo seu papel em três áreas distintas: Ambiental, econômica e social.
Nós da Color Trash nos orgulhamos muito de podermos trabalhar com diversas cooperativas parceiras espalhadas pelo estado de São Paulo. Sempre prezando por uma relação saudável, transparente e de respeito mútuo. É assim que construímos um caminho mais sustentável rumo a uma gestão eficiente de resíduos.
A importância das cooperativas