Com o avanço da legislação sobre resíduos, novos termos surgem para designar práticas a serem seguidas. Neste post, vamos finalmente responder uma pergunta que muitas pessoas fazem: Afinal, o que é logística reversa?
A política nacional de resíduos sólidos (PNRS) levantou e reforçou uma série de mecanismos para que a destinação desses resíduos seja feita de forma correta. Uma das ferramentas mais importantes dessa lei é a logística reversa.
A ideia da logística reversa não era novidade quando a PNRS surgiu, porém foi essa lei que reforçou a importância da prática e, mais que isso, tornou obrigatório que as empresas usem a ferramenta para que os resíduos gerados por ela sejam descartados de maneira que não polua, nem contamine.
Na prática, a logística reversa define que as empresas também são responsáveis por, de alguma forma, destinar o lixo produzido por ela para a reciclagem, seja esse lixo resultado do pós venda ou do pós consumo.
Mas vamos entender mais sobre isso:
Pós venda: O produto já foi fabricado, mas ainda não chegou ao consumidor final, pois, por conta de alguma falha, teve que retornar ao distribuidor tendo que ser descartado. A empresa é responsável por criar um caminho para que esse resíduo vá para o destino certo.
Pós consumo: Tudo que já foi consumido pelo cliente final e agora virou lixo em suas mãos. Aqui a empresa precisa desenhar projetos e uma logística que permita pegar esses resíduos de volta. Existem várias maneiras de se fazer isso e cada maneira é referente a um tipo de material específico, fazendo com que tudo seja corretamente recolhido, sem atrapalhar ou contaminar outros materiais no processo.
A logística reversa necessita que seja criado um planejamento de controle dos resíduos que foram gerados, fazendo com que ele volte para seu lugar de origem e seja reciclado, reaproveitado ou descartado da maneira correta. Isso contempla garrafas plásticas, pilhas, baterias, óleo, papel, entre outros.
As empresas precisam desenhar uma solução para recolher tudo que gera, não só para ficar em conformidade com a lei, mas também para abrir uma porta que permite lucrar com esses resíduos que foram recolhidos, fortalecendo a economia circular.
A Color Trash garante que o resíduo produzido por seus fornecedores façam a logística reversa da melhor forma possível. Compactando tudo que foi recolhido e garantindo que o material seja devidamente entregue à indústria de transformação. Através da nossa logística de rastreabilidade, nós conseguimos certificar que todos os resíduos coletados estão indo para o local correto e não vão acabar poluindo ou contaminando nosso meio ambiente.