A reciclagem não é apenas um ensinamento escolar que fica a cargo de cada um decidir se faz ou não, temos leis que ditam quais ações devem ser tomadas, mostrando como e onde fazer todas as etapas do processos de gestão do lixo produzido, tanto pelo indivíduo, quanto pelas grandes lojas e indústrias. Por isso temos a política nacional de resíduos sólidos, uma lei que dita todas as regras e soluções para a gestão de resíduos.
A lei 12.305 surgiu em 2010 e estabelece de forma clara o ciclo do produto e qual deve ser sua destinação. O objetivo da PNRS, não é apenas dar diretrizes sobre o que fazer com o lixo, mas também uma tentativa de acabar com os lixões e dar emancipação econômica aos catadores e recicladores através da economia circular. Além de reforçar questões como a logística reversa e gestão integrada de resíduos sólidos.
Com a lei, fica entendido que o ciclo de vida de um produto é referente a todo o processo necessário para que ele exista, como a extração da matéria prima e produção, mas também compreende o pós uso, ou seja, o descarte do resíduo. A empresa é responsável por dar mecanismos ao consumidor para que ele consiga devolver o resíduo para a empresa. O cliente, por sua vez, fica responsável por fazer essa devolução de forma adequada.
A Color Trash desempenha um papel central para o funcionamento da PNRS. Atuando na gestão de resíduos e fazendo com que tudo que é coletado tenha destinação correta, ágil e transparente. Nosso sistema de rastreabilidade certifica para onde os resíduos estão indo, garantindo seu caminho para a indústria transformadora. Dessa forma estamos construindo um futuro sustentável além de incentivar a logística reversa e a economia circular.